- Área: 764 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hufton + Crow, Gerry O’Leary, Allies and Morrison
-
Fabricantes: Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como muitas cidades do Golfo, o recente crescimento meteórico de Doha resultou em uma expansão dramática de sua pegada urbana, alimentada pelo automóvel. Este projeto progressivo visa mudar essa direção, criando uma vizinhança densa e transitável, unida por ruas naturalmente resfriadas construídas em escala humana. Situado no coração da cidade, existem mais de 100 edifícios, cada um distinto, mas todos expressando uma linguagem arquitetônica compartilhada, enraizada na cultura e clima local.
No coração de Doha, Msheireb ocupa uma localização chave a oeste do histórico Souq e ao sul de Diwan, a sede do poder real. Próximo a uma das maiores estações do novo sistema de metrô de Doha, que fornece conexões sem carros para o resto da cidade e o aeroporto. A estrutura urbana é composta por blocos compactos e fechados. Há uma linguagem arquitetônica contemporânea do Catar que define o caráter do lugar. Uma abordagem vernácula para a nova arquitetura transmite um senso de identidade único para esta geografia — um lugar próprio. Os blocos são dispostos informalmente, incorporando as qualidades da cidade islâmica com a forma dos edifícios, o uso de colunatas e saliências, tudo auxiliando a atmosfera de caminhada neste clima quente.
A forma urbana compacta permite densidades relativamente altas e reduz a dependência de automóveis. A integração de ruas sombreadas, coberturas ativas, pátios, terraços e fachadas profundas e em camadas, minimizam o impacto da luz solar intensa, que em combinação com a ventilação natural e os sistemas de construção, proporcionam conforto interno e minimizam o uso de energia. Todos os edifícios são projetados para atender ao LEED Platinum ou Gold, a maior concentração de tais edifícios em um único local no mundo. Até agora, existem 53 projetos com certificação Platinum em todo o projeto. Um subsolo de quatro pavimentos em toda a extensão do local abriga os espaços de entregas, estacionamento e manutenção e, acima do solo, um sistema de bonde elétrico gratuito auxilia os deslocamentos.
Este é um projeto que vai além da escala de um edifício individual, cluster ou campus, para criar uma porção coerente da cidade. O objetivo tem sido aprender com o passado para construir um lugar contemporâneo, que possa resistir ao teste do tempo e apoiar a transição do Qatar para uma economia pós-petróleo, que possui um núcleo urbano atraente para visitantes locais e internacionais, moradores e empresas. Um projeto raro de tal escala e ambição — com o conceito de um masterplan para execução em detalhes — construído na história recente da arquitetura. O projeto, concebido sob a liderança do Sheikha Moza bint Nasser, pretende oferecer uma forma alternativa de vida urbana, em uma região que optou muitas vezes por formas mais apressadas de expansão urbana.
A equipe do masterplan é composta por Arup (consultor líder) e AECOM, bem como Allies e Morrison ocupando o papel de ‘liderança arquitetônica’ em todo o local, com o projeto de trinta edifícios individuais. Houve ampla colaboração com mais oito empresas de arquitetura: Mossessian Architecture, John McAslan + Partners, Adjaye Associates, Squire & Partners, Gensler, Eric Parry Architects, HOK e Mangera Yvars.